Atividades

A1 | Estudos Preliminares e desenvolvimento do conceito 

Realização de estudos preliminares e de propostas de conceito, englobando a vigilância do mercado relativamente ao potencial surgimento de produtos inovadores com características próximas das que se pretendem atribuir ao produto a desenvolver, bem como a definição de parâmetros de conforto e características funcionais e de segurança, com o objetivo de obter um produto final de excelência e competitivo, preparando-o para os mercados internacionais. É ainda nesta atividade que serão desenvolvidos o conceito e o design da AdaptHouse.

A2 | Desenvolvimento de estudos e elaboração de projetos

Estudo da modularidade do sistema, incluindo ligações, e, com base nas exigências funcionais, de segurança e de conforto anteriormente definidas, serão definidos todos os materiais a aplicar. Nesta atividade será possível elaborar com rigor e detalhe os projetos de arquitetura e restantes especialidades (estabilidade, redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, eletricidade, telecomunicações, domótica e AVAC). Pretende-se, ainda, nesta atividade, estudar e desenvolver os sistemas de gestão integrada e respetivas tecnologias interativas a aplicar no sistema, bem como estudar a viabilidade de replicação do conceito para outro tipo de utilizações.

A3 | Prototipagem e validação

Fabricação de todos os componentes necessários à construção de um protótipo à escala real e a montagem dos mesmos. No decorrer desta atividade serão caracterizadas soluções e componentes do sistema, de forma isolada ou global, com o objetivo de validar o seu comportamento efetivo, no que respeita a várias características: física, higrotérmica, acústica, mecânica, de durabilidade e de reação ao fogo. Estes procedimentos permitirão antecipar qualquer adaptação e/ou substituição necessárias, antes da fase de fabricação dos componentes, bem como possíveis otimizações do sistema. Ainda nesta fase, será avaliado o comportamento térmico das soluções construtivas projetadas, através de simulações numéricas com recurso a software específico.

A4 | Definições de especificações de fabrico, transporte e montagem

Aprofundar a estratégia de comercialização e competitividade do produto final. Otimização do processo de produção, tendo em vista a rentabilização dos materiais e mão-de-obra, a simplificação do processo de montagem e a otimização do transporte.

A5 | Promoção e divulgação dos resultados

Promoção do produto e apresentação das suas características e respetivas vantagens. Criação de ferramentas que conduzam à divulgação e promoção do produto, através da criação de um website do projeto e da elaboração de material de promoção e de conteúdos para apresentações em ações de divulgação - congressos, feiras internacionais, etc.. Estas ações de divulgação técnica e científica são um importante meio para atingir o crescimento projetado, potenciando a aceitação do produto pelos diferentes mercados identificados.

A6 | Gestão técnica do projeto

Coordenação do consórcio e controlo do projeto.