Conceção e desenvolvimento de casas modulares
com possibilidade de adaptação a diferentes níveis de ampliação e conforto.
ENQUADRAMENTO
O projeto AdaptHouse pretende desenvolver um conceito inovador de construção modular, através da integração num mesmo produto de características de design, funcionalidade, personalização, ecoeficiência e adaptabilidade distintas da oferta nacional e internacional atualmente existente.
Prevê-se que a construção a desenvolver deve ser do tipo modular, pré-fabricada e altamente versátil para se adaptar às diferentes exigências dos seus utilizadores. Inspirado num conceito versátil de ligações inovadoras entre módulos, esta construção poderá assumir variadas formas arquitetónicas e ajustar-se a diferentes níveis de ampliação, mantendo a integração de todas as infraestruturas pré-existentes. Pretende-se que esta construção seja perfeitamente harmonizada num contexto rural, ou mais urbano, mediante a sua personalização e uma seleção adequada e cuidada dos materiais.
Os módulos e sub-módulos pré-fabricados a desenvolver devem integrar todas as infraestruturas técnicas, incluindo aquelas associadas à gestão centralizada, preditiva e inteligente da casa através de dispositivos digitais para controlo remoto (SMART).
As soluções estruturais devem permitir a implantação da casa em diferentes geografias, considerando as diferentes possibilidades de sobrecargas e ações do vento, sísmicas e da neve, regulamentarmente definidas.
As soluções construtivas a adotar devem, por sua vez, garantir a arquitetura pretendida, bem como os níveis de conforto predefinidos, nomeadamente no que respeita à eficiência energética e acústica da construção – através da integração de tecnologia solar e materiais construtivos de alto desempenho acústico.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
SMART
IMPACTO AMBIENTAL
A versatilidade na vertente da habitação, passando pela aplicação de princípios de construção sustentável, são tidos como ingredientes essenciais para responder às preocupações que se inserem nas prioridades da União Europeia, nomeadamente, no que se refere às estratégias de crescimento sustentável e SMART e à minimização do impacto ambiental.
OBJETIVOS
Os objetivos propostos representam-se de forma gráfica e intuitiva no diagrama.
Serão concebidos “kits” e identificados cenários que permitam otimizar o desempenho ambiental do produto na fase de transporte. Serão desenvolvidos processos construtivos que permitam facilidade de desmontagem/remontagem e segregação de materiais e componentes no fim de vida, com vista à sua reutilização e integração noutros sistemas construtivos. O comportamento global de uma construção deste tipo implica a realização de estudos experimentais e numéricos de elevada complexidade, por forma a garantir um adequado desempenho mecânico, higrotérmico, acústico, de comportamento ao fogo e de durabilidade. Para verificação da necessidade de otimização de componentes e processos de montagem/desmontagem, será desenvolvido um protótipo à escala real.